Segundo Karl Marx, a riqueza não é produzida pelo capital, mas pelo trabalho humano. O que origina a ganância capitalista é a exploração dos trabalhadores. E essa exploração acontece sempre, não importa o valor dos salários. Você concorda com o pensamento de Marx no fragmento acima? Justifique sua resposta
alguém me ajuda....
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não. não concordo, segundo especialistas como o economista e professor George Reisman explica que os empregados do capitalista são como "os auxiliares" na produção, e não como explorados. Os lucros do capitalista não representam dedução do valor que, conforme Marx, pertence por direito aos trabalhadores na forma de salários. Os lucros são aquilo que o capitalista consegue em recompensa principalmente por seu trabalho intelectual, planejamento e investimento nos negócios. Em suas palavras: “O capitalista produz um produto próprio, embora utilize a ajuda de terceiros cuja mão-de-obra ele emprega com o propósito de implementar seus planos e consequentemente produzir seus produtos.”
Walter Willians, economista e professor da George Mason University, demonstra a função social dos lucros não apenas para empresários e empreendedores, mas para a sociedade como um todo: “Quando você gasta 100 dólares em um novo par de sapatos, o dono da loja fica com esses 100 dólares? A resposta, é claro, é não. O dono da loja precisa pagar todos os custos do seu empreendimento. Salários dos funcionários, inventário, aluguel, fornecedores, tributos e dezenas de outros gastos. Seu lucro é o que sobra. É o seu pagamento pelo tempo e dinheiro investidos e os riscos que ele assumiu para manter sua empresa. Ainda bem que existem lucros! Lucros motivam as pessoas a trabalhar duro para si mesmas e fazer a vida melhor para as outras. [...] Sem o incentivo dos lucros, por que alguém gastaria toda a sua poupança, trabalharia incontáveis horas e assumiria todo o risco necessário para trazer seus produtos ou serviços ao mercado? A resposta é muito simples: eles não fariam isso.[...] Você pode ir a um supermercado em qualquer dia da semana e se quiser carne, eles têm. Se você quiser batatas, eles têm. Açúcar, sal, batata frita, morangos, manteiga de amendoim ─ eles têm! [...] Todos eles existem, como milhões de outros produtos que adoramos e dos quais dependemos, em decorrência da vontade de lucrar. Sem lucros, tudo isso desaparece.[...] Empresários precisam agradar seus consumidores ou correr o risco de quebrar e entrar em falência.
Espero ter ajudado.