Segundo Jonh Locke, como se justifica a origem e a instituição das sociedades ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com referência ao direito de propriedade propriamente dito, Locke considera que " O direito à propriedade seria natural e anterior à sociedade civil, mas não inato. Sua origem residiria na relação concreta entre os homem e as coisas, através do processo de trabalho. Se, graças a este, o homem transforma as coisas – pensa Locke – o homem adquire o direito de propriedade, na medida em que "todo homem possui uma propriedade em sua própria pessoa , de tal forma que a fadiga de seu corpo e o trabalho de suas mãos são seus". Assim, em lugar de opor o trabalho à propriedade , Locke sustenta a tese de que o trabalho é a origem e o fundamento da propriedade. As coisas em seu trabalho teriam pouco valor, e mediante o trabalho, elas deixariam o estado em que se encontravam na natureza , tornando – se propriedade" (Magalhães, 2.001:60).Ou seja, caso o homem, mediante o desempenho do seu trabalho, e utilizando como insumo qualquer fator de produção presente na natureza, fator esse em estado bruto, original, , o beneficiasse, o transforma-se, o produto desta transformação seria propriedade privada desse homem. Então, dessa forma, segundo Weffort " o trabalho era, pois, na concepção de Locke fundamento originário da propriedade".
Segundo John Locke, o estado natural humano seria caracterizado por plena liberdade.
A sociedade de John Locke
Diante desse contexto, a fim de que os indivíduos pudessem obter assegurados os seus direitos fundamentais - à vida e à propriedade -, seria fundamental o estabelecimento de um acordo entre os cidadãos a fim de que assim, o povo pudesse, unido, definir a existência de um governo civil.
Portanto, para Locke, o povo é soberano e quando alguém apropria-se de algo para além de suas necessidades, os demais são prejudicados.
Saiba mais sobre John Locke em: https://brainly.com.br/tarefa/585873
#SPJ2