ENEM, perguntado por rofhybem1811, 3 meses atrás

Segundo Jones e George (2012), existem várias fontes, ou tipos, de poder: legítimo, de recompensa, coercivo, de especialista e de referência. Os líderes eficazes tomam medidas para garantir níveis suficientes de cada tipo para usar o poder que detêm. A. Poder legítimo B. Poder de recompensa C. Poder coercivo D. Poder de especialista E. Poder de referência ( ) É a capacidade de um administrador dar ou negar recompensas tangíveis (aumentos salariais, bônus, escolha de atribuições de tarefas) e recompensas intangíveis (um elogio, um tapinha nas costas, respeito), uma vez que os membros de uma organização são motivados a ter alto nível de desempenho por uma série de recompensas. Assim, o fato de alguém conseguir dar ou negar recompensas tomando como base o desempenho é uma importante fonte de poder que permite aos líderes formarem um quadro de pessoal mais motivado (e obediente). Os líderes eficazes usam seu poder de recompensa de tal forma que os subordinados realmente sentem que suas recompensas sinalizam que estão fazendo um bom trabalho e seus esforços são apreciados. ( ) É mais informal do que os demais tipos de poder. O poder de referência é função das características pessoais de um líder; é o poder proveniente do respeito, da admiração e da lealdade de subordinados e colegas. Líderes simpáticos e a quem os subordinados querem usar como modelo muito provavelmente têm poder de referência. ( ) É a autoridade que um administrador tem em virtude de sua posição hierárquica dentro de uma organização, ou seja, as pessoas obedecem a esse líder pois têm crença na legitimidade da ordem dada pelo líder, já que ele tem credenciais (cargo, posição na organização) para ser líder. ( ) É a capacidade de um administrador punir outras pessoas. A punição pode variar de reprimendas verbais, reduções de salário ou do número de horas de trabalho até a efetiva demissão. Assim, as pessoas obedecem ao líder por temerem possível coerção ou punição. ( ) Baseia-se no conhecimento especializado, nas qualificações e no domínio que

Soluções para a tarefa

Respondido por ejhonjess
3

Resposta:

letra A.  (B, E, A, C, D)

Explicação:

Poder de recompensa: é a capacidade de um administrador dar ou negar recompensas tangíveis (aumentos salariais, bônus, escolha de atribuições de tarefas) e recompensas intangíveis (um elogio, um tapinha nas costas, respeito), uma vez que os membros de uma organização são motivados a ter alto nível de desempenho por uma série de recompensas. Assim, o fato de alguém conseguir dar ou negar recompensas tomando como base o desempenho é uma importante fonte de poder que permite aos líderes formarem um quadro de pessoal mais motivado (e obediente). Os líderes eficazes usam seu poder de recompensa de tal forma que os subordinados realmente sentem que suas recompensas sinalizam que estão fazendo um bom trabalho e seus esforços são apreciados.

Poder de referência: é mais informal do que os demais tipos de poder. O poder de referência é função das características pessoais de um líder; é o poder proveniente do respeito, da admiração e da lealdade de subordinados e colegas. Líderes simpáticos e a quem os subordinados querem usar como modelo muito provavelmente têm poder de referência.

Poder legítimo: é a autoridade que um administrador tem em virtude de sua posição hierárquica dentro de uma organização, ou seja, as pessoas obedecem a esse líder pois têm crença na legitimidade da ordem dada pelo líder, já que ele tem credenciais (cargo, posição na organização) para ser líder.

Poder coercivo: é a capacidade de um administrador punir outras pessoas. A punição pode variar de reprimendas verbais, reduções de salário ou do número de horas de trabalho até a efetiva demissão. Assim, as pessoas obedecem ao líder por temerem possível coerção ou punição.

Poder de especialista: baseia-se no conhecimento especializado, nas qualificações e no domínio que um líder tem. A natureza do poder de especialista varia dependendo do nível hierárquico do líder. Os gerentes de primeira linha e intermediários normalmente têm conhecimentos técnicos relevantes às tarefas que seus subordinados desempenham. Esse poder de especialista lhes dá influência considerável sobre os subordinados.

Perguntas interessantes