Segundo Janson e Janson (1996), a ascensão da religião Cristã marcou o fim do Mundo Antigo. Ao final do século VI já não havia um poder centralizado no Império Romano do Ocidente; por outro lado, o Império Oriental, ou Bizantino, sobreviveu a diversos ataques e se consolidou sob o governo de Justiniano (527 a 565).Entre os séculos V e XV, a Europa viveu o período identificado como Idade Média. Considerando as informações apresentadas e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, relacione a produção artística da Idade Média com o contexto histórico e o papel da religião durante este período.JANSON, H. W; JANSON, A. F. Iniciação à História da Arte. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O período medieval foi dividido em duas partes: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média.
A Alta Idade Média foi um período de instabilidade e insegurança generalizada, que se estendeu do século V ao século IX, a Baixa Idade Média é o período que vai do século X ao século XV. A queda de Constantinopla em 1453, foi um fato histórico que marcou o fim da Idade Média na Europa. A conquista da capital bizantina pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II que marcou o fim do Império Romano no Ocidente.
A arte na idade média, abordava muito a religião, tendo como intuito de aproximar as pessoas da religiosidade e apresentar um caráter didático já que nessa época poucas pessoas sabiam ler. Essa atividade era exclusiva dos membros da Igreja, o Clero, e dos nobres. Foi nesse período que a arte medieval se desenvolveu em diversos campos, como a arquitetura, pintura, música, escultura e literatura. Dois estilos foram predominantes nesse período: o Estilo Românico e o Gótico.
A arte Romântica recebe esse nome por estar associada à cultura romana. O estilo românico foi desenvolvido durante o período da Alta Idade Média. Na arquitetura românica as paredes das construções eram grossas, os revelando o intuito principal de defesa. Nas pinturas e esculturas, os temas estavam essencialmente voltados para a religião. Essas manifestações artísticas eram encontradas nas igrejas e nos castelos e tinham o intuito de enfeitar, bem como de informar as pessoas sobre os temas religiosos.
A arte gótica é derivado à arte românica, e foi desenvolvida no período denominado baixa idade média. Diferente da arte românica, a arte gótica revelou maior leveza e abertura, ou seja, se compararmos a arquitetura dos dois períodos, notamos que na arte gótica as construções não possuíam paredes tão grossas, além disso, as entradas já incluíam mais aberturas, desde janelas a portas. A arte gótica utilizou os vitrais para a entrada da luz. A maioria deles com temas religiosos, uma das características mais relevantes da arquitetura gótica eram as construções muito elevadas, as quais revelam a força da religiosidade, dando a entender que quanto mais alto, mais perto de Deus estavam. Da mesma maneira que na arte românica, as pinturas e esculturas góticas tinham como principal tema a religião.
Explicação: