Segundo ISO 9001:2015, a organização deve determinar, prover e manter um ambiente necessário para a operação de seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços. NOTA: Um ambiente adequado pode ser a combinação de fatores humanos e físicos, como: a) social (por exemplo, não discriminatório, calmo, não confrontante); b) psicológico (por exemplo, redutor de estresse, preventivo quanto à exaustão, emocionalmente protetor); c) físico (por exemplo, temperatura, calor, umidade, luz, fluxo de ar, higiene, ruído). Esses fatores podem diferir substancialmente, dependendo dos produtos e serviços providos. O ruído de um ambiente de trabalho pode atrapalhar muito a qualidade dos trabalhos, sendo assim é importante que o gestor da qualidade tenha o cuidado de verificar se o ruído está atrapalhando os trabalhadores.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 3:
apenas II e IV corretas
Explicação: Conforme página 124:
Parágrafo 1:
"Mas qual a diferença entre um som e um ruído? Ambos são estímulos auditivos, mas maior diferença é que o ruído não contém informações úteis, enquanto que o som sim..."
Parágrafo 2:
"O ruído, portanto, é geralmente um som indesejável que pode nos afetar com maior ou menor intensidade. Existem dois tipos de ruído, os ruídos contínuos e os intermitentes (ou de impacto). Os ruídos contínuos são aqueles sons que se iniciam e perduram com as mesmas características de frequência e intensidade por um longo período. Um exemplo comum é o ruído do motor de ventiladores ou condicionadores de ar, que permanecem constantes por um longo período. Os ruídos intermitentes, por sua vez, tem uma duração muito curta e com variação de intensidade..."