Artes, perguntado por thaislamartins257, 9 meses atrás

Segundo historiadores da área, as principais atividades teatrais do RN, mais precisamente, na cidade de Natal, durante o século passado, foram se configurando a partir de manifestações populares como festividades, desfiles e procissões fundamentados nas raízes da cultura portuguesa. Essas manifestações populares tinham como principal objetivo:​

Soluções para a tarefa

Respondido por tarcisios2518
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Resposta:Partindo das expressões dramáticas mais longínquas no tempo até chegar ao teatro em

Natal, RN, nosso objeto de estudo, pretendemos expor neste trabalho como o teatro, em

diferentes épocas e lugares, através de sua história, tem favorecido o processo de educação e

sociabilidade humanas.

Desde épocas bem remotas, o teatro tem contado, por meio da representação, a vida e

os feitos de deuses e ancestrais de uma dada sociedade a seus integrantes. Assim ocorreu no

Egito, na Mesopotâmia e na Gré

cia, só para citar algumas das civilizações mais importantes

da terra, as quais narravam, via representação ainda embrionária, fatos relativos a Ísis, Adônis

e Dioniso, seus respectivos deuses mitológicos. Segundo Gassner (1974 : 9), no teatro

primitivo a trama foi-se ampliando pela lembrança dos feitos daqueles que eram objeto dos

ritos tumulares ... Lembrar como foi a vida desses deuses e ancestrais significava preservar

sua memória e construir a memória social, coletiva. A memória foi, nessa época distante,

amplamente exercitada pela oralidade. Através da representação/dramatização do conteúdo

histórico-religioso oral, o fiéis conheciam o seu deus, evoluíam na fé e a passavam aos

descendentes, perpetuando, dessa forma, pela memória oral, a cultura e as tradições.

Não obstante a existência de registros escritos das histórias dramatizadas,

consubstanciadas, por exemplo, nas Paixões egípcias, sírias e gregas, seu manuseio,

reprodução e divulgação eram bastante restritos, praticamente de uso exclusivo dos

sacerdotes. A extensa maioria da população era inculta, impondo-se, assim, a transmissão oral

dessa tradição.

No entanto, paulatinamente, o controle e a condução dos rituais e festas religiosas das

sociedades primitivas foram se laicizando. Nesse sentido, afirma Gassner (1974:12) que a

transição da função do dramaturgo, que passava dos sacerdotes para os leigos, foi gradual

na Grécia, bem como no Oriente e na Europa Medieval.

Atingindo a Idade Média, verificamos ter sido a Era da Cristandade movida a dramas.

No princípio, a Igreja Cristã os absorveu com muita cautela. Impotente para apagar os

vestígios de práticas pagãs que ainda resistiam aqui e ali, a Igreja os atrelou, habilmente, aos

festivais do Natal e da Páscoa. Nesse contexto, os teatros grego e latino, embutidos no estudo

Explicação:

espero ter ajudado

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