Segundo Hegel, o único método em grau de garantir o conhecimento científico do absoluto, e de elevar assim a filosofia a ciência, é o método dialético, em virtude do qual a verdade pode finalmente receber a forma rigorosa do sistema da cientificidade; ele se remete aqui à dialética clássica, conferindo movimento e dinamicidade às essências e aos conceitos universais que, já descobertos pelos antigos, haviam, contudo, permanecido com eles em uma espécie de repouso rígido, quase solidificados. O coração da dialética torna-se assim o movimento, e precisamente o movimento circular ou em espiral, com ritmo triádico. (REALE E ANTISERI, 2005, p. 99-100). A dialética de Hegel, propunha, portanto, três momentos que, de acordo com o trecho acima, marcavam o ritmo triádico. Assinale a alternativa que aponta esses momentos e suas características. Alternativas: a) A dialética hegeliana apontava um movimento baseado na maiêutica. B) Os três momentos da dialética hegeliana consistiam na tese (momento abstrato e determinado), a antítese (momento negativo, baseado na contradição) e, por fim, a síntese (racionalmente positivo, no qual há uma síntese dos opostos). C) Hegel aponta a tese e antítese, momentos positivos da razão e, por fim, a síntese, que traz a contradição e se mostra racionalmente negativa. D) Os três momentos da dialética constituem nas etapas que marcam o pensamento de Hegel: o idealismo, o materialismo e, por fim, a síntese entre eles. E) Hegel coloca que a dialética deve sair de um conceito – momento inicial -, para passar por uma reelaboração e culmina na busca por novas perspectivas de pensamento teórico
Soluções para a tarefa
Ao avaliarmos quais seriam as questões primárias do conhecimento científico do absoluto bem como da dialética de Hegel como um todo, podemos concluir que os três momentos da dialética compreendem idealismo, materialismo e a síntese entre essas duas noções. Como resultado, a alternativa D é a afirmação apropriada.
Como definir a dialética de Hegel?
A dialética de Hegel, comumente conhecida como dialética Hegeliana, consiste basicamente em um método interpretativo dentro da filosofia que resolve o conflito de uma proposta com sua antítese em um grau mais elevado de verdade (síntese).
A teoria da dialética é apresentada pelo filósofo alemão Hegel e se baseia no conceito de totalidade, mantendo em si todos os conceitos ou etapas que um problema superou ou incorporou.
Nesta perspectiva, superar ou incorporar seria um processo de desenvolvimento composto de "momentos" (etapas ou fases), com a compreensão científica do absoluto como subproduto.
Aprenda mais sobre Hegel em: https://brainly.com.br/tarefa/25027831
#SPJ4
Resposta:
Explicação: