Segundo Halliday e Hasan (1976), citam cinco estratégias de coesão, são elas: a referência, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical. Assinale alternativa que indica a ordem correta da relação das duas colunas:
Soluções para a tarefa
Olá! Você esqueceu de colocar as colunas do exercício, mas achei uma questão similar e creio que possa te ajudar. Aqui estão as colunas:
(1) Referência
(2) Substituição
(3) Conjunção
(4) Elisão
(5) Coesão lexical
(A) Ocorre pela utilização de mecanismos coesivos que estabelecem vínculos entre frases.
(B) É um processo linguístico interessante que consiste na recuperação de um referente sem citá-lo. Esse fenômeno também é chamado de anáfora zero.
(C) Ocorre de forma mais sutil, pois se trata da seleção e do uso de palavras que se relacionam entre si, articulando as ideias de maneira que a forma e o conteúdo do texto estejam harmoniosamente organizados.
(D) É um recurso eficaz na progressão textual, pois, ao substituir uma palavra ou expressão já citada no texto, não ocorre somente a troca de um vocábulo por outro, mas novos sentidos podem surgir e contribuir para a composição textual.
(E) É o processo de retomada ou antecipação de referentes no texto.
De acordo com Halliday e Hasan (1976), a referência é chamada de anáfora ao se referir algo citado anteriormente, catáfora quando fala de algo que ainda está por ser dito; e exófora quando se refere a algo que não está no texto.
A substituição, como o nome indica, diz respeito ao substituir um item por outro, seja palavas ou até mesmo toda uma oração.
A conjunção mantém a relação entre os segmentos, dando uma relação semântica.
A elisão se trata da exclusão de um termo que pode ser retomado pelo contexto.
A coesão lexical se trata de uma repetição de um termo, substituindo-o por um hiperônimo ou hipônimo, sinônimo, epíteto ou nomes genéricos.
Assim, a sequência correta é 1-E, 2-D, 3-A, 4-B, 5 -C.
1 – E; 2 - D; 3 – A; 4 – B; 5 - C