Segundo Gramsci há um planejamento estratégico e de transmissão cultural para formar consentimento das pessoas em prol da ideologia dominante. Você concorda que os comportamentos e modos de existência compartilhados pelos sistemas de comunicação tradicionais e redes sociais, na atualidade, contribuem na formação de consensos sobre o sistema econômico vigente? Justifique.
Soluções para a tarefa
Os comportamentos e modos de existência contribuem na formação de consenso não sobre o sistema econômico vigente, mas sim um consenso sobre a visão que Gramsci tem em relação à ideologia, à política, à filosofia e à política.
Antonio Gramsci (1891-1937), herdeiro do marxismo, opõe à filosofia especulativa de Benedetto Croce (filósofo italiano) sua filosofia da práxis: "a mundanização e terrenidade absolutas do pensamento , um humanismo absoluto da história".
Gramsci tem uma concepção imanentista da realidade, afastada de todo aroma especulativo. Nada há de transcendência nem de teologia.
É esta concepção que o levará à ideia de intelectual orgânico: O intelectual orgânico são aqueles que com ou sem vinculação formal ao movimento político, estão conscientes de sua posição de classe. O intelectual não pode ser mais, para Gramsci, um desinteressado pesquisador da verdade: deve ser organizador das massas, sem se afastar das pessoas populares. Deve compartilhar seus problemas e buscar educar as máximas em uma nova perspectiva. Por isso, o intelectual orgânico gramsciano pode ser qualquer um:
- cineasta
- jornalista
- músico
- psicólogo
- locutor esportivo
- funcionário do banco
O que importa é difundir a ideologia de classe, não mais buscar o conhecimento objetivo. É um convite ao relativismo da verdade e ao niilismo ético.
Em termos concretos, em um país onde youtubers nas redes sociais, jornalistas e artistas se consideram intelectuais apenas por expressarem suas ideologias, o que se observa é exatamente a teoria de Gramsci seno efetivada sem contraponto.