Segundo Gombrich (1999), as províncias setentrionais dos Países Baixos aderiram ao credo protestante, e, nas demais regiões, a religião católica foi predominante. Em decorrência disso, os mercadores protestantes da Holanda eram contra a pompa exuberante dos costumes meridionais. Esta austeridade fez com que o estilo Barroco assumisse distintas configurações, na Europa Católica e na Europa Protestante.
GOMBRICH, H. A história da Arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
A partir do apresentado, assinale a alternativa que relacione, corretamente, esta diferença.
1-Enquanto, na Europa Católica, a pintura era uma arte autônoma, na Europa Protestante, ela esteve ligada à arquitetura.
2-Enquanto a pintura da Europa Católica trazia composições simétricas, a pintura da Europa Protestante era assimétrica.
3-Enquanto os pintores da Europa Católica seguiam modelos baseados no Renascimento, os pintores da Europa Protestante tentaram romper com esta tradição.
4-Enquanto a pintura da Europa Católica apresentava grandes contrastes de zonas claras e escuras, a pintura da Europa Protestante trazia transições graduais de tons.
5-Enquanto os pintores da Europa Católica representavam passagens bíblicas, os pintores da Europa Protestante se ocuparam em retratos e cenas de gênero.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
Enquanto os pintores da Europa Católica representavam passagens bíblicas, os pintores da Europa Protestante se ocuparam em retratos e cenas de gênero.
Explicação:
Resposta correta. A alternativa está correta, porque a arte barroca, na Europa Protestante, foi mais austera do que na Europa Católica. A religião era contra a exuberância e excessos de ornamentos, por isso, os artistas retratavam temas cotidianos e retratos.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás