Filosofia, perguntado por lezinhabrao, 1 ano atrás

Segundo Gilson, poderíamos resumir um dos célebres argumentos de Tomás de Aquino da seguinte maneira: “Há movimento no universo; é o fato a se explicar. Todo movimento tem uma causa e essa causa deve ser exterior ao ser que está em movimento; de fato, não poderia ser, ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto, princípio motor e coisa movida. Mas o próprio motor deve ser movido por um outro, e esse outro por outro mais. Logo, forçoso é admitir ou que a série das causas é infinita e que não há primeiro termo, mas então nada explicaria que existe movimento, ou que a série é finita e que há um primeiro termo, e esse primeiro termo não é outro senão Deus.” (GILSON, Higiene. A filosofia na idade média. Martins Fontes: São Paulo, 1988, pp. 658-659.)

I. O texto refere-se a uma das famosas provas da existência de Deus formuladas por Tomás de Aquino em sua Suma Teológica.
II. O texto revela a influência que Tomás de Aquino recebeu das obras de Aristóteles, à medida que o argumento retoma a teoria aristotélica do primeiro motor.
III. O argumento referido é um exemplo do uso que faz São Tomás de sua doutrina da iluminação divina.
IV. O argumento toma como ponto de partida um dado da realidade sensível, o movimento das coisas e a afirmação de uma série da qual essa realidade é a base e Deus é o topo.
V. É uma opinião de Tomás de Aquino, conforme se nota pelo argumento apresentado, que a razão humana nada pode nos dizer a respeito da existência de Deus, só a fé pode nos ajudar a compreender essa realidade.

Considerando o pensamento de Tomás de Aquino e assinale a alternativa correta.

A) São verdadeiras I, II e IV.
B) São verdadeiras II, III e V.
C) São verdadeiras III e IV.
D) São verdadeiras I, IV e V.
E) São verdadeiras II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrelzinhoo
0
D
existem verdades superiores sendo Deus a base de tudo segundo Tomás,e a razão um acessório

gabrelzinhoo: só quero dizer que é a D
Perguntas interessantes