Segundo Giambiagi (2011), o processo de industrialização após a Segunda Guerra foi um efeito indireto dos controles cambiais e de importação adotados como resposta aos déficits do balanço de pagamentos. Analise as seguintes assertivas sobre o processo de industrialização, quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO: I. Foi mantida a taxa de câmbio sobrevalorizada; II. Foram impostas progressivamente medidas discriminatórias à importação de bens de consumo da China, semelhantes ao produto nacional; III. O crédito real à indústria cresceu 38%, 19%, 28% e 5%, respectivamente, nos anos de 1947 a 1950; IV. No plano doméstico, a volta de Fernando Henrique Cardoso em 1951 favoreceu a industrialização.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
V – V – V – F.
Considerando-se o processo de industrialização do período, a taxa de cambio era mantida sobrevalorizada. E de uma forma progressiva, medidas discriminatórias à importação de bens de consumo não essenciais eram impostas, além daqueles que apresentavam similar nacional.
E de maneira paralela, o crédito real à indústria chegou a 38% (1947), 19% (1948), 28% (1949) e 5% (1950). No plano doméstico, a volta de Getúlio Vargas em 1951 foi um fator facilitador para a industrialização.
Bons estudos!
Perguntas interessantes