Segundo frase que lhe é atribuída, Luis XIV teria dito “Eu sou a Lei, eu sou o Estado; o Estado sou eu!”.
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I) A frase diz respeito ao regime absolutista vigente na França na época do reinado deLuis
II) Esta máxima é plenamente aplicável nos dias atuais, nos quais a figura do governante se confunde com a do próprio Estado.
III) O Estado, na época de Luis XIV, tinha que respeitar os direitos humanos dos cidadaõs, os quais já eram formalmente reconhecidos.
É correto o afirmado em:
Grupo de escolhas da pergunta
II e III, apenas
I e II, apenas
I, II e III
I, apenas
III, apenas
Soluções para a tarefa
Resposta: I, apenas
Explicação:
A alternativa correta é a D. Apenas a afirmação I está correta. A frase de Luís XIV (1643-1715) se confunde com o Absolutismo francês, que centralizava os poderes estatais nas mãos do rei e se baseava no direito divino de governar, pois seria o escolhido por Deus para o seu cargo.
Absolutismo francês
Surgiu no contexto de crise política e econômica na França devido às guerras de religião e civis que aconteciam no território. Havia uma ala de pensadores que defendia a centralização política para pacificar o país.
Dentre as figuras que ajudaram na criação do Absolutismo, duas são destaque: cardeal Richelieu (1585-1642) e Jacques Bossuet (1627-1704). O primeiro foi Primeiro-Ministro de Luís XIV e diminuiu a influência de nobres na política.
Já Bossuet era um teólogo que criou a ideia do monarca como uma autoridade sagrada que só perderia em hierarquia a Deus. Juntos, desenvolveram a ideia de “razão de estado”, destituindo a estrutura feudal definitivamente.
Sobre o Absolutismo, confira: https://brainly.com.br/tarefa/6652541
#SPJ2