Segundo Fragalli e Castro (2018) a mão de obra pode ser definida, sucintamente, como o produto do esforço humano empregado na atividade produtiva da empresa. Dependendo da forma de aplicação da mão de obra, ela pode ser considerada um custo direto ou um custo indireto. FRAGALLI, A. C.; CASTRO, S. C. de. Custos de produção. Maringá: Unicesumar, 2018. A imagem a seguir apresenta as duas formas de atuação da mão de obra, ou seja, mão de obra direta e mão de obra indireta. Fonte: FRAGALLI, A. C.; SILVA, J. M.; PARDO, P. Gestão dos custos logísticos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020. A respeito da imagem apresentada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I – O exemplo 1 se refere a mão de obra indireta enquanto o exemplo 2 se refere a mão de obra direta. PORQUE II – A mão de obra indireta está relacionada a serviços terceirizados contratados para atuar em um único produto. A mão de obra direta se refere a funcionários da própria empresa que atuam em todos os produtos fabricados. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
De acordo com o livro gestão dos custos logísticos, pagina 68.
Resposta:
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
Pois no exemplo 1 se refere a mão de obra direta e não indireta, e no exemplo 2 se considera mão de obra indireta, já que o funcionário trabalhou em mais de um produto. segue trechos do livro que colaboram com a resposta, pags 67 e 68:
Suponhamos que a mão de obra mensal de um soldador seja de R$ 4.500,00. Se esse soldador trabalha em, apenas, um produto (cadeiras), o custo com a mão de obra desse colaborador é direto.
Imagem 1.
No entanto, se o soldador trabalha com quatro produtos, em um momento soldando um produto e, posteriormente, outro (mesas, cadeiras, carteiras e janelas), qual o custo com a mão de obra desse soldador que será alocado em cada produto?
Imagem 2.
Nesse caso, como o colaborador beneficiou mais de um tipo de produto, será necessário distribuir o seu custo entre os produtos fabricados, por meio de um critério de rateio. Logo, essa mão de obra é considerada indireta. A dificuldade da apropriação dos custos indiretos é que, independentemente do critério de rateio utilizado, sempre haverá um grau de incerteza. Essa incerteza, porém, não justifica desconsiderar os custos indiretos de fabricação na apuração do custo de produção, tendo em vista sua representatividade.