Segundo Forbellone (2005), o ser humano tem a capacidade de se expressar pela escrita ou pela fala e, lógico, se baseia em um determinado idioma e gramática. Pensando assim, seja qual for o idioma, o raciocínio seguirá a mesma linha de pensamento. Seguindo essa linha de raciocínio, analise as sentenças abaixo: I. Marcio é professor. II. 10 – 5 III. Y > 10 Assinale a alternativa correta que corresponde a uma proposição: a) Somente a afirmação I está correta. b) As afirmações I, II e III estão corretas. c) As afirmações II e III estão corretas. d) Somente a afirmação III está correta. e) As afirmações I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bem?
A lógica estuda a proposição. Chama-se proposição toda oração declarativa que pode ser atribuído um valor lógico como verdadeiro ou falso. Sendo uma oração, esta deve possuir sujeito e predicado. Uma proposição também pode ser expressa por símbolos.
As sentenças abertas são orações declarativas, que não podem ser classificadas em V ou F, logo, não são proposições. Exemplos:
y + 3 = 6, não pode ser classificada em V ou F simplesmente porque não nos foi informado o valor de y, portanto não é uma proposição lógica.
Assim, podemos concluir que:
I. Marcio é professor.
Marcio é o sujeito, professor é um predicado. É uma proposição lógica.
II. 10 – 5
É uma sentença aberta.
III. Y > 10
É uma sentença aberta, não podemos afirmar que y > 10, pois não conhecemos o valor de y.
Dessa forma, a alternativa correta que corresponde a uma proposição:
a) Somente a afirmação I está correta.