Segundo faraco (2019), a elite colonial, no período da colonização portuguesa no brasil, buscava impor uma sociedade monolíngue tentando impedir que outras línguas como as indígenas e as africanas, consideradas inferiores se disseminassem. Apesar das proibições, a formação da língua portuguesa no brasil ocorreu a partir da junção de três características linguísticas:
Soluções para a tarefa
No Brasil, as três características linguísticas que deram origem à formação da língua portuguesa foram:
- Português de Portugal;
- Línguas indígenas;
- Línguas africanas.
Formação da Língua Portuguesa no Brasil
A partir da colonização do Brasil por Portugal, as línguas nativas foram, aos poucos, sendo substituídas pela língua materna do país colonizador.
Com a chegada dos Jesuítas, e a necessidade de se travar uma comunicação que os permitissem catequizar os nativos, a língua indígena Tupinambá ou Tupi-guarani, foi se embrenhando em meio a língua portuguesa trazida pelos colonizadores.
Após a expulsão dos Jesuítas das terras brasileiras, a língua indígena foi proibida, se tornando a língua portuguesa oficial no país, porém, o vocabulário indígena já estava inserido na comunicação local, o que fez com que muitas palavras permanecessem vivas.
Assim como palavras indígenas foram sendo agregadas ao português, o mesmo aconteceu com a língua africana. Trazidas pelos escravos durante a colonização, foi uma grande contribuição para o vocabulário do português brasileiro.
Conheça mais sobre Origem da Língua Portuguesa aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25716117
#SPJ4