Segundo estudos e experimentos de alguns cientistas como teria se formado a primeira célula a cerca de 3,8 bilhões de anos atrás?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um exemplo pouco rebuscado foi o proposto por Stanley Miller. A Terra primordial teria grande quantidade de vapor de água, gás metano, amônia e hidrogênio, além de estar constantemente exposta à radiação e à descargas elétricas.
O primeiro ser vivo teria sido formado nos mares primitivos nas chamadas sopas primordiais em caldos nutritivos. Conforme as descargas elétricas desestabilizavam as estruturas gasosas mencionadas, lentamente o mar passou a ser dotado de substâncias carbono, nitrogênio e hidrogênio, átomos que compõe todos os organismos vivos conhecidos. Decorrente de reações químicas, os primeiros aminocácidos surgiririam e formariam estruturas chamadas de coacervados, similares as células bacterianas. A partir disso moléculas mais complexas se formariam como DNA e RNA e no momento em que esses coavervados se fecham em uma mebrana primordial semelhante à mebrana celular contemporânea, surgiria o primeiro ser vivo.
Explicação:
O modelo do experimento de Stanley Miller é o sugerido por Oparin. Infelizmente não há elementos o bastante que comprovem que um ser vivo poderia nascer nessas condições e a origem do primeiro ser vivo ainda é um grande mistério, mas há fortes evidências de que o processo supracitado é similar ao processo que efetivamente ocorreu. No experimento, Miller conseguiu gerar aminoácidos, mas isso ainda é relativamente distante de uma complexa - embora relativamente simples aos dias de hoje - célula viva.