Segundo estudos científicos, quase 40% dos adolescentes brasileiros experimentaram álcool pela primeira vez entre 12 e 13 anos, em casa. A maioria deles bebe entre familiares e amigos, estimulados por conhecidos que já bebem ou usam drogas. Entre adolescentes de 12 a 18 anos que estudam nas redes pública e privada de ensino, 60,5% declararam já ter consumido álcool. A partir da leitura do texto “Folha Informativa-Álcool” e das informações do quadro acima, redija um texto sobre “Consumo de álcool entre jovens no Brasil”, descreva os riscos e consequências do consumo abusivo de álcool, e como esses podem ser evitados
Soluções para a tarefa
“Consumo de álcool entre jovens no Brasil”,
O adolescente brasileiro tem consumido um numero maior de álcool e drogas nos últimos anos. Esse consumo pode causar uma série de problemas para os adolescentes que podem durar a vida inteira e causar vários tipos de transtornos. Entretanto, o consumo de álcool e drogas por menores de idade é muito prejudicial.
A utilização de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, constituem o produto de uma sociedade na qual o imediatismo, a forte indústria do consumo e a falsa sensação de que existe um remédio para tudo, favorecem o consumo desenfreado. Dessa forma, refletir acerca do aumento do consumo de álcool e outras drogas entre os jovens brasileiros, é essencial para entender quais são os efeitos desse aumento e de que formas combatê-lo.
Eles podem ter uma ação que prejudicam o desenvolvimento físico dos adolescentes como causar uma interferência na progressão da puberdade e causar desequilíbrio hormonal que pode levar a transtornos mentais. Além disso, o jovem fica propenso a uma dependência desses produtos em uma idade muito jovem que pode prejudicar suas relações sociais e, por consequência disso, prejudicar a formação da vida adulta desses jovens.
ESPERO TER AJUDADO .
Resposta:
O álcool pode provocar doenças mentais, diversos cânceres, problemas hepático, como a cirrose, alterações cardiovasculares, com risco de infarto e acidente vascular cerebral e a diminuição de imunidade. Não beba para sufocar sentimentos ruins. Você vai ficar dependente se beber toda vez que estiver entediado, solitário, estressado, triste ou afins. Como o álcool é um depressor, ele pode piorar as coisas. Comece a praticar exercícios. Essa é outra forma interessante de evitar o consumo excessivo de álcool