Segundo Espiridião (2012), a educação musical pode ser considerada como um campo que envolve uma prática social entre sujeitos situados em determinados contextos históricos, sociais e culturais, os quais ensinam e aprendem música. Leia as afirmações abaixo e identifique quais delas estão corretas. ESPIRIDIÃO, Neide. Educação musical e formação de professores – suíte e variações sobre o tema. São Paulo: Globus, 2012. I. A educação musical deseja despertar o interesse e curiosidade dos indivíduos perante ao universo sonoro, favorecendo a percepção auditiva, a compreensão musical e o prazer pela expressão artística. II. A educação musical tem como objetivo maior reproduzir performances e treinar técnicas de execução, comparando o desempenho dos alunos, para estimular suas potencialidades. III. O objetivo da educação musical é desenvolver os instrumentos de percepção necessários para que o indivíduo possa ser sensível à música, relacionando-se com ela de modo significativo. Alternativas: a) Somente a afirmativa I. b) Somente a afirmativa II. c) Somente a afirmativa III. d) Somente as afirmativas I e II. e) Somente as afirmativas I e III. 3) De acordo com Fonterrada (2005), Murray Schafer acreditava mais na qualidade da audição, na relação equilibrada entre homem e ambiente, e no estímulo à capacidade criativa do que em teorias da aprendizagem musical e métodos pedagógicos. Ainda de acordo com a autora, o educador promovia um despertar para o universo sonoro, por meio de ações muito simples. Leia as alternativas com atenção e identifique qual dela explica corretamente o termo "paisagem sonora"? FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora UNESP, 2005. Alternativas: a) O termo "Paisagem sonora" trata dos diferentes sons que compõem um determinado ambiente. b) O termo "Paisagem sonora" trata do modo como os sons são apresentados de acordo com cada faixa etária. c) O termo "Paisagem sonora" trata da reflexão sobre a necessidade de padronizar os sons dentro de um ambiente. d) O termo "Paisagem sonora" trata sobre a importância de analisar as semelhanças sonoras em um único ambiente. e) O termo "Paisagem sonora" trata da carência de sons nos diferentes ambientes da sociedade. 4) A proposta triangular é chamada também de abordagem triangular. Segundo Bublitz (2014), a proposta triangular tem por objetivo inter-relacionar a leitura de imagem (e fruição estética), o fazer artístico e a contextualização (a história da arte). Leia as alternativas com atenção, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta: ( ) A apreciação está relacionada com a leitura da obra de arte em si, percebendo os materiais e características das obras. ( ) A contextualização refere-se à produção, à prática, ao fazer artístico propriamente dito. ( ) A produção artística oportuniza o conhecimento sobre os artistas, as características das obras, as técnicas utilizadas, entre outros. A sequência correta é: Bublitz, Barbara Mariah Retzlaff. A proposta triangular do ensino da arte e o ciberespaço: indícios da manutenção de um desencontro. Anais do X Encontro do Grupo de Pesquisa, Arte e Inclusão. Florianópolis, 2014. Alternativas: a) V, V, F. b) V, F, F. c) F, F, V. d) F, V, V. e) F, F, F. 5) O conhecimento sobre os parâmetros sonoros é fundamental para os professores que pretendem realizar projetos e propostas musicais em sala de aula. De acordo com Brito (2003), esses parâmetros podem ser chamados também de qualidades, elementos formais ou propriedades do som. Enumere as definições apresentadas de acordo com os parâmetros correspondentes. BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003. I. Altura II. Duração III. Timbre IV. Intensidade ( ) É a característica que diferencia, que personaliza um som. ( ) Um som pode ser classificado como forte ou suave de acordo com a amplitude da sua onda sonora. ( ) Um som pode ser medido pelo tempo de sua ressonância e ser considerado como mais curto ou mais longo do que outro. ( ) Um som pode ser grave (grosso) ou agudo (fino) de acordo com o número de suas vibrações por segundo. A sequência correta é: Alternativas: a) I, II, IV, III. b) I, IV, II, III. c) II, IV, III, I. d) II, I, III, IV. e) III, IV, II, I.
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AV1 foi sem erro: 1-C; 2-E; 3-A; 4-B; 5-E.
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