Segundo Ernest Gombrich, em seu livro A História da Arte (1999, p. 176), as igrejas românicas receberam na França a reintrodução dos elementos escultóricos integrando o seu conjunto ornamental. Um dos espaços escolhidos para a introdução desses elementos foi: a. O campanário, onde os artistas passaram a inserir figuras angelicais, representando os coros celestes. b. Os tímpanos, nas portas de entrada, onde frequentemente foi explorada a temática do Cristo ladeado pelos quatro evangelistas. c. Os forros das igrejas que a partir desse período passaram integrar elementos de pintura de perspectiva e ornatos tridimensionais, criando assim uma ilusão de profundidade. d. O das rosáceas que encimavam os frontispícios e que tinham por função iluminar os coros das igrejas. e. O campanário, onde os artistas passaram a inserir figuras de monstros como as gárgulas, que simbolicamente representavam as forças demoníacas.
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Boa noite!
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
A alternativa A é a que melhor se aplica como correta.
Deste modo, partindo deste ponto, vemos que na obra, as igrejas passaram a ser decoradas com as pinturas e esculturas de seus santos onde a arte passou a ser chamada de arte sagra-te.
Onde assim, os artistas daquele período puderam retratar nas suas pinturas os evangelistas tanto um aspecto receptivo para demostrar aos fiéis.
Espero ter ajudado;
Um abraço.
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
A alternativa A é a que melhor se aplica como correta.
Deste modo, partindo deste ponto, vemos que na obra, as igrejas passaram a ser decoradas com as pinturas e esculturas de seus santos onde a arte passou a ser chamada de arte sagra-te.
Onde assim, os artistas daquele período puderam retratar nas suas pinturas os evangelistas tanto um aspecto receptivo para demostrar aos fiéis.
Espero ter ajudado;
Um abraço.
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