Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Alfabetização é [...] algo que envolve mais que aprender a produzir marcas [...] algo que é mais que decifrar marcas feitas pelos outros, porque é também interpretar mensagens [...]; algo que também supõe conhecimento acerca deste objeto tão complexo – a língua escrita – que se apresenta em uma multiplicidade de usos sociais (FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. p.79).De acordo com seus conhecimentos, assinale a alternativa correta a respeito dos saberes inerentes ao processo de alfabetização.
a. Aprendizagem de um outro código específico morfológico e sintaticamente, que em relação ao código oral, possui autonomia de recursos e estratégias próprias de expressão.
b. Transposição do oral para o escrito, ou seja, a reprodução literal e gráfica.
c. Tradução do escrito para o oral simultânea à tradução do oral para o escrito. Não há precedência cronológica de uma forma em relação à outra.
d. Distinção das letras e dos fonemas com correção, pois importa ter precisão na simbolização dos sons consonantais e vocais.
e. Interpretação de texto simples, como lendas e narrativas apropriadas à idade dos estudantes.
Soluções para a tarefa
A alternativa A está correta.
O processo de alfabetização e letramento se dá através da observação, e, acompanhamento do aluno no desenvolver de suas habilidades de leitura, ou seja, para ser mais claro, ao ser concluída, ela será utilizada pelo resto da vida do indivíduo, que, ao estar alfabetizado terá condições de buscar novos conhecimentos por si mesmo.
Os desafios do letramento e da alfabetização possuem diferentes nuances, pois o hábito de ler é mais importante que o ato de estudar o conteúdo didático, pois a leitura abrirá as portas mentais do indivíduo, fato que o auxiliará no ensino apresentado pela instituição, porém, apenas com a leitura que ele poderá aguçar essa capacidade.
Resposta:
b.
I, II, III e IV. Correto
Explicação:
A partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky propõe-se entender a alfabetização não como um simples método a ser seguido pelos professores para que os estudantes decorem e se apropriem do alfabeto, mas como um processo complexo e multifacetado, que ocorre quando esses estudantes se apropriam do sistema de escrita alfabética.
Em relação aos níveis de alfabetização, analise as afirmativas a seguir:
I. Cada aluno precisa de um tempo para transpor as etapas.
II. A evolução dos alunos nos níveis não é linear.
III. Acontecem avanços e recuos, podendo a criança oscilar entre os quatro níveis ou avançar do primeiro para o último.
IV. As atividades de escrita devem contemplar tarefas de diferentes complexidades, favorecendo a participação de todos.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, III e IV, apenas.
b.
I, II, III e IV. Correto
c.
I, II e IV, apenas.
d.
II, III e IV, apenas.
e.
I, II e III, apenas.