Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta. O regramento de uma sociedade é criado a partir da necessidade e vontades dos indivíduos. Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue. As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação. As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia. Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.
Soluções para a tarefa
A segunda (b) está incorreta. Durkheim não falava em dialética. E a sociedade coage o indivíduo a agir conforme ela queira e não criada “ da necessidade e vontade do indivíduo “.
Você esqueceu as alternativas.
a) ( ) Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos
indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.
b) ( ) As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos,
formando uma consciência coletiva que a todos permeia.
c) ( ) Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as
crenças e comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.
d) () As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicional.
Agora podemos.
A alternativa B é incorreta.
Durkheim explicava a sociedade a partir do fato social.
Para entender melhor o espaço entre o indivíduo e as relações com o meio, ele dividia em dois tipos a organização social, sendo a solidariedade mecânica, composta por sociedades mais primitivas, e a segunda a orgânica muito comum nas modernas, devido a ascensão do capitalismo.
Assim, os conflitos do capitalismo estavam justamente ligados ao desenvolvimento da sociedade e a divisão de classes, por isso, a especialização do trabalho se dava para o crescimento econômico, porém com fatores negativos aos aspectos sociais.
Mais sobre Durkheim:
https://brainly.com.br/tarefa/622727