Segundo Durkheim, a educação é um processo que deve ser entendido como um contributo para a manutenção da ordem social, sendo que esta perspectiva influenciou fortemente os estudos sobre a educação até aos anos cinquenta. Em qual das épocas abaixo o interesse da sociologia da educação estendeu-se a estudos de caso acerca dos sistemas sociais nas escolas, preocupando-se com a importância da relação professor/aluno para o sucesso escolar e com o papel das escolas enquanto agentes de reprodução cultural?
Soluções para a tarefa
Para Durkheim a educação faz parte da disciplina do indivíduo em formação, ou seja, ela faz parte das ações de coerção da sociedade para o pleno equilíbrio da mesma.
Sobre as reflexões de Durkheim:
Além disso, Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.
Assim, a sociologia visa explicar a relação do indivíduo na sociedade, o que inclui sua formação escolar, e, a formação da sua identidade como um ser que está ligado a diferentes culturas.
Resposta:
Explicação:
Nos anos setenta o interesse da sociologia da educação estendeu-se a estudos de caso acerca dos sistemas sociais nas escolas, preocupando-se com a importância da relação professor/aluno para o sucesso escolar e com o papel das escolas enquanto agentes de reprodução cultural. Foi também a época em que se desenvolveram mais investigações acerca de diferentes estilos de ensino