Segundo determinação geral, deve-se utilizar o acento indicativo de crase em locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas formadas por palavras femininas. Nesse contexto, indique qual das alternativas abaixo apresenta problemas quanto a utilização da crase: a. O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez. b. Não assistiu a essa operação, mas à de seu irmão. c. A construção da casa obedece às especificações da Prefeitura. d. Tais informações são iguais às que recebi ontem. e. Perdi uma caneta semelhante à sua.
Soluções para a tarefa
Alternativa correta: a. O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez. O uso da crase não é permitido em expressões formadas por palavras repetidas, por exemplo: ponta a ponta, face a face, cara a cara, etc.
A alternativa que possui um problema quanto ao uso da crase é a letra A!
A crase se trata de uma contração da preposição "a" com o artigo feminino "a" e com pronomes que começam com a letra "a". Assim, caso ocorra algumas dessas situações, deverá ser usado o acento grave (`). Entretanto, seu uso é vetado quando há repetição de palavras, como é o caso de "gota a gota".
Existem diversas dicas que ajudam a desvendar quando se deve ou não usar a crase. Uma delas é tentar substituir A preposição "a" por "o" e o substantivo feminino por masculino. Se o resultado der "ao" e a frase continuar com sentido, o uso da crase é permitido.