Segundo Dângelo e Fattini (2006), a coluna vertebral (CV) estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por sustentar dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos chamados vértebras, os quais estão sobrepostos em forma de uma coluna. Ela é constituída por 24 vértebras separadas, mais o sacro e o cóccix e constitui, junto com a cabeça, o esterno e as costelas, o esqueleto axial. DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana sistêmica e segmentar.3. ed. São Paulo: Atheneu, 2011. Observe as imagens da coluna vertebral e analise as afirmações abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta correta: IV e V apenas
Explicação:
I FALSO. A curvatura da CV, apresentada na imagem 1, é dita fisiológica, embora levemente aumentada. Ela surge com o desenvolvimento da criança, por volta dos 12 a 13 meses de idade, quando esta aprende a andar. Sua função é gerar uma melhor distribuição do peso do corpo para manter o equilíbrio do mesmo. Por ser convexa, é dita cifose e, por estar na região lombar, é chamada de cifose lombar.
II FALSO. A curvatura da CV, apresentada na imagem 2, é dita patológica. Ela surge por causas diversas, como má formação congênita ou pelo mau uso da CV (descarga de peso excessiva, má postura e vários outros fatores). Recebe o nome de hiperlordose lombar (NÃO É UMA HIPERLODOSE E SIM ESCOLIOSE) e pode ser corrigida cirurgicamente.
III FALSO. A região da CV, destacada, em azul (EM AZUL É A REGIAO DORSAL), na imagem 1, refere-se à região lombar. Essa afirmação pode ser feita considerando o tamanho dos corpos vertebrais (os quais são maiores na região lombar) e dos processos espinhosos (os quais, na região lombar, são bastante inclinados).
IV VERDADEIRA. A região da CV, destacada, em verde, na imagem 1, refere-se à região lombar. Essa afirmação pode ser feita considerando a curvatura característica da região lombar, que é do tipo lordose (côncava). Se essa curvatura estiver aumentada, pode receber o nome de hiperlordose lombar e passa a ser considerada uma curvatura patológica.
V VERDADEIRO. A curvatura da CV, apresentada na imagem 2, é dita patológica. Ela surge por causas diversas, como má formação congênita ou pelo mau uso da CV (descarga de peso excessiva, má postura e vários outros fatores). Recebe o nome de escoliose em “S”.