Segundo dados do Ministério da Justiça, no Brasil, existem quase 30 mil mulheres encarceradas. A maioria (51%) possui de 18 a 29 anos e cerca de 50% delas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas. [...] O crescimento no número de mulheres presas é preocupante, pois as penitenciárias do Brasil não possuem condições adequadas para abrigar essas detentas. De acordo com a Plataforma Dhesca Brasil, uma articulação nacional composta por mais de 30 entidades ligadas aos direitos humanos, aponta que os presídios do Brasil são cenários repletos de violações aos direitos das mulheres, pois elas são presas e submetidas às mesmas políticas carcerárias que os homens. As entidades ligadas aos Direitos Humanos têm demonstrado preocupação com essa questão e pregam a necessidade de políticas públicas voltadas para as mulheres encarceradas. (Disponível em: . Acesso em: 14 fev. 2017. Adapt.).
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir:
I. As condições inadequadas de abrigo às detentas evidenciam a falta de atenção quanto à assimetria de gênero no que diz respeito à higiene pessoal e outras questões pertinentes à necessidade feminina.
II. O aumento no número de mulheres presas em presídios no Brasil é resultado da política de segurança que coloca o tráfico de drogas como alvo, inibindo o ingresso delas no mercado de drogas.
III. A modificação da estrutura familiar, representada por mulheres, ocupando o papel de chefes familiares em lares pobres, pode contribuir para o aumento no número de integrantes femininas no mercado de drogas.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I
b) II
c) I, III
d) II, III
e) I, II
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
letra A está correta
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás