Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo, tornando-se uma epidemia e uma das maiores ameaças à saúde pública mundial. A fumaça do cigarro causa alterações sistêmicas e locais, afetando principalmente o sistema respiratório. Dentre as alterações temos a modificação das células do epitélio respiratório. Este, que normalmente se apresenta como um epitélio pseudoestratificado ciliado, com presença de células colunares, passa a um epitélio estratificado pavimentoso, como consequência da exposição crônica à fumaça do cigarro. Nesse caso, podemos dizer que temos um tipo de adaptação celular denominada:
Alternativas:
a)
hipertrofia.
b)
atrofia.
c)
metaplasia.
d)
hiperplasia.
e)
apoptose.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) Metaplasia
Explicação: Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular, uma forma comum de metaplasia, o epitélio pseudoestratificado colunar ciliar, com células caliciformes, do trato respiratório, submetido cronicamente a irritação pela fumaça do cigarro, passa a ser do estratificado pavimentoso.
Espero ter ajudado S2
O tabagismo envolve a absorção de substâncias que podem promover a mudança de um tecido para outro, como ocorre com a mudança do tecido epitelial em tecido conjuntivo (alternativa C).
A metaplasia ocorre quando um tecido muda e se torna outro tecido, um bom exemplo é quando o tecido epitelial por algum motivo se transforma em tecido conjuntivo, como é o caso dos queloides formados na proliferação exuberante de pele.
Além de causar essa mudança nos tecidos, o tabagismo causa doenças como o câncer, hipertensão, impotência sexual e problemas metabólicos.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/35155709