Segundo dados da – ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, na atualidade, cerca de dos resíduos sólidos urbanos produzidos pela população brasileira deixaram de ser coletados e, por consequência, tiveram destino impróprio. A gestão inadequada do lixo gera inúmeros danos ambientais que comprometem seriamente a qualidade de vida. Por isso, desde 12 de agosto de 2010, pela Lei 12.305/10, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que definiu os princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes, relativos à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos. O objetivo da PNRS é instituir os aterros sanitários em todos os municípios brasileiros.
Uma diferença significativa entre aterro sanitário e lixão refere-se ao fato de o aterro sanitário
Soluções para a tarefa
possuir material impermeabilizante, evitando, assim, a contaminação do solo pelo chorume.
Uma diferença significativa entre aterro sanitário e lixão refere-se ao fato de o aterro sanitário possuir solo impermeabilizado para evitar a contaminação do solo.
No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada no ano de 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 50,8% dos municípios destinam seus resíduos sólidos à lixões, 22,5% destinam à aterros controlados e 27,7% destinam à aterros sanitários.
Quando o lixo que descartamos de nossas casas é recolhido, muitas vezes ele é destinado de forma não correta, indo para lixões e aterros controlados, quando seu destino correto deveria ser os aterros sanitários.
Os lixões são como vazadores à céu aberto, não fornecendo tratamento adequado para o lixo, sendo muitos de procedência clandestina. Tal maneira de descarte de resíduos não possui critérios sanitários e, por consequência, gera contaminação do solo, dos lençóis freáticos e do ar gerando doenças.
Nos aterros controlados o lixo é descartado de forma controlada onde os resíduos recebem cobertura de grama e argila. Há o processo de incineração dos resíduos sólidos com o intuito de diminuir o volume do lixo, de destruir substâncias e materiais perigosos, mas esse ato, também, gera substâncias tóxicas.
Já os aterros sanitários destinam o lixo residencial e industrial em solos que foram tratados para essa finalidade, ou seja, o solo é nivelado com terra e selado na base com argila e mantas de PVC, além de possuir sistema de drenagem para que o chorume - líquido tóxico resultante da decomposição do lixo - seja tratado e devolvido ao meio ambiente sem risco de contaminação.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/22071935