Segundo Cristina Costa, “chamamos de violência à agressão premeditada sistemática e por vezes mortal de um indivíduo ou um grupo sobre outro”. Sobre o fenômeno da violência, é correto afirmar que
a) o desenvolvimento da indústria e a expansão dos padrões de vida e de acumulação existentes no modo de produção capitalista não possuem nenhuma relação com a ampliação dos níveis de violência visualizados no mundo contemporâneo.
b) a única maneira de controlar a explosão de violência vivenciada na contemporaneidade é ampliação dos mecanismos de defesa existentes na sociedade. Assim, o aumento do policiamento e dos estabelecimentos penais representa o único caminho de superação das dificuldades encontradas.
c) o bullying é um fenômeno restrito ao universo escolar e possui pouca relação com a banalização da violência existente nos dias atuais.
d) a violência é instintiva, podendo ser consider
Soluções para a tarefa
A violência não se restringe a agressão física. Como observa Pierre Bourdieu, existem práticas de violência simbólica presentes no cotidiano e que são caracterizadas pela tentativa de imposição de valores, costumes e padrões de comportamento de um grupo à outro. RESPOSTA CORRETA.
Eis o restante da questão:
d.
A violência é instintiva, podendo ser considerada como um mecanismo de auto defesa do individuo utilizado nos momentos em que este se encontra inseguro ou coagido.
e.
A violência não se restringe a agressão física. Como observa Pierre Bourdieu, existem práticas de violência simbólica presentes no cotidiano e que são caracterizadas pela tentativa de imposição de valores, costumes e padrões de comportamento de um grupo à outro.
É correta a alternativa E.
O bullying não se restringe ao universo escolar, sendo um tipo de assédio moral que existe tanto dentro quanto fora da escola, podendo acontecer tanto com crianças quanto com jovens e adultos.
Não é, também, apenas uma forma de agressão física, e sim uma espécie de violência que é, muitas vezes, muito mais simbólica que qualquer outra coisa, sendo uma forma de humilhar o outro, condenar o seu comportamento e buscar impor valores autoritários.