Sociologia, perguntado por tavaresmaria, 10 meses atrás

segundo costa weber consegue combinar 2 perspectiva histórica que reproduz particularidades de cada sociedade ea sociológica que falta você elementos mais gerais cada fase do processo histórico. Ainda sim, Weber considerava que não bastava se debruçar sobre uma sucessão de fatos histórico, porque eles não fazem sentidos por si mesmos. Baseando-se nas idéias e conceitos de Max Weber, associe os itens elencados a seguir.

1. Tipo ideial
2. Análise social.
3. O advento do capitalismo.
4. Dominação.

I. Está ligada à autoridade. É o direito adquirido de ser obedecido, de exercer influenciar dentro de um grupo.

II. Weber revela as relações entre sociedade e religião, mostrando que valores tais como, a poupança, a vocação, a disciplina, a austeridade, a propensão ao trabalho, o dever, atuavam de forma decisiva sobre os sujeitos.

III. É um instrumento de análise em que se conceituam fatos puros e com eles se comparam os fatos reais, particulares, por meio de aproximações. Pertence ao plano das idéias, isto é, só existe em hipótese.

IV. Envolve qualidade, subjetividade, compreensão e interpretação.

a) I-1; II-2; III-4; IV-3.
b) 1-4; II-3; III-1; IV-2.
c) 1-2; II-1;III-3; IV-4.
d) I-3; II-4; III-1; IV-2.
e) I-4; II-2; III-3; IV-1.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
58

A alternativa E está correta.

e) I-4; II-2; III-3; IV-1.​

Segundo o sociólogo o Estado é um aparato administrativo e político que detém o monopólio da violência legítima em um  território, a partir da crença dos indivíduos em sua legitimidade.

Ou seja, para Weber, o diálogo correspondente ao monopólio do uso da violência, está diretamente relacionado ao fato do Estado ser soberano, e, apenas ele pode utilizar  a força com legitimidade.

Lembrando que ele também cria as reflexões sobre:

A racionalidade formal;  

A racionalidade substantiva;  

A racionalidade meio finalística;

E por fim, a racionalidade.

Perguntas interessantes