Segundo Costa (2005), Weber consegue combinar duas perspectivas: a histórica (que respeita as particularidades de cada sociedade) e a sociológica (que ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico). Ainda assim, Weber considerava que não bastava se debruçar sobre uma sucessão de fatos históricos, porque eles não fazem sentidos por si mesmos. Baseando-se nas ideias e conceitos de Max Weber, associe os itens elencados a seguir.
1. Tipo ideal.
2. Análise social.
3. O advento do capitalismo.
4. Dominação.
I- Está ligada à autoridade. é o direito adquirido de ser obedecido, de exercer influência dentro de um grupo.
II- Weber revela as relações entre sociedade e religião, mostrando que valores tais como, a poupança, a vocação, a disciplina, a austeridade, a propensão ao trabalho, o dever, atuavam de forma decisiva sobre os sujeitos.
III- é um instrumento de análise em que se conceituam fatos puros e com eles se comparam os fatos reais, particulares, por meio de aproximações e abstrações. Pertence ao plano das ideias, isto é, só existe em hipótese.
IV- Envolve qualidade, subjetividade, compreensão e interpretação.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta dos conceitos e ideias de Max Weber.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas a I está correta. A I refere-se ao conceito de dominação. Weber indica a dominação como uma probabilidade de exercer o poder. A II corresponde às interpretações dadas por Weber sobre o advento do capitalismo que relaciona a religião protestante como um fator que propiciou a formação desse sistema. A III refere-se ao conceito de tipo ideal, que segundo Weber, é uma construção teórica abstrata a partir de casos particulares analisados por ele. A IV corresponde ao método de análise sociológica proposta por Weber, o método compreensivo.
Explicação:
Resposta:
I=4
II=3
III=1
IV=2
Explicação:
A I - refere-se ao conceito de Dominação. Weber indica a dominação como
uma probabilidade de exercer o Poder.
A II - corresponde às interpretações dadas por Webersobre o advento do capitalismo que relaciona a religião protestante como um fator que propiciou a formação desse sistema.
A III- refere-se ao conceito de tipo ideal, que segundo Weber, é uma construção teórica abstrata a partir de casos particulares analisados por ele.
A IV- corresponde ao método de análise sociológica proposta por Weber, o método compreensivo.