Segundo Colli (1998) o início da puberdade varia de pessoa para pessoa. No caso das pessoas do gênero feminino, é mais comum que o início se dê entre 9 e 13 anos de idade. Por sua vez, nas pessoas de gênero masculino este início pode ocorrer entre 10 e 14 anos de idade. Considerando que o fator ambiental também influencia o início deste período em qual das seguintes situações devemos encaminhar os jovens para profissional médico afim de descartar questões de saúde. Dado o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Júlia tem quase 9 anos de idade, seu tamanho e peso estão ligeiramente acima da média para a idade e começou a desenvolver o broto mamário.
II. João tem 9 anos, é o menor dos 5 irmãos e apresenta sinais de início da pubarca.
III. Maria tem 14 anos, apresenta amenorreia primária e ausência de caracteres sexuais secundários.
IV. Mario tem 10 anos já começou a pubarca, mas ainda não tem pelos no rosto.
V. Jorge vai fazer 8 anos, apresenta desde tenra idade um quadro de obesidade infantil e já tem pelos nas axilas.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e. As afirmativas I, II, III, IV e v estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta Correta: III e V CORRIGIDO PELO AVA
d. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
I. Verdadeiro, já é previsto o início da puberdade para menina com quase 9 anos de idade, quando ocorre o desenvolvimento do broto mamário, também chamada de telarca (aumento da glândula mamária, com pequena saliência da aréola e da papila).
II. Falso, pois nas pessoas de gênero masculino é comum o início da puberdade ocorra entre 10 e 14 anos de idade. Um menino de 9 anos com início da pubarca (primeiro aparecimento de pelos pubianos em um adolescente), pode ser considerado precoce.
III. Verdadeiro, pois a amenorreia primária ocorre quando há ausência de menstruação após os 14 anos, além da ausência do desenvolvimento de caracteres sexuais secundários.
IV. Verdadeiro, pois para indivíduos do gênero masculino, é possível apresentar os primeiros pelos pubianos (pubarca) sem antes apresentar pelos no rosto.
V. Falso, pois não há relação direta entre a obesidade infantil e o surgimento precoce de pelos nas axilas.
Portanto, está correta a alternativa D.
Espero ter ajudado!