Segundo Colello (2009): “Embora o referencial de Piaget já estivesse disponível desde a primeira metade do século XX, sua teoria sobre o desenvolvimento humano e os processos cognitivos pouco chegava às salas de aula, dadas as dificuldades de transposição da pesquisa básica para o cotidiano escolar.”
Qual ou quais das assertivas abaixo estão relacionadas a essa afirmação?
1) Até a década de 70, fora alguns aspectos da Matemática e da Geometria estudados pelo pesquisador suíço, a prática pedagógica inspirada em Piaget acabava por reproduzir as situações do seu método clínico, tentando estimular capacidades tais como classificar e seriar objetos.
2) O que prevalecia (e, em muitos contextos, ainda prevalece) na educação era a concepção empirista, típica da escola tradicional, que pressupõe um aluno passivo na relação com o professor detentor do conhecimento.
3) As dificuldades de aprendizagem são problemas do indivíduo (incapacidade ou carência) e a escola não podem ser reféns de crianças de classes menos favorecidas.
a. 3, 1.
b. 1, 2.
c. 1.
d. 3.
e. 2.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 Segundo Colello (2009): “Embora o referencial de Piaget já estivesse disponível desde a primeira metade do século XX, sua teoria sobre o desenvolvimento humano e os processos cognitivos pouco chegava às salas de aula, dadas as dificuldades de transposição da pesquisa básica para o cotidiano escolar.”
R: 1,2
2 No campo da educação, as pesquisas de Emilia Ferreiro (as de seus colaboradores e todas as demais inspiradas no mesmo referencial teórico), sem dúvida alguma, marcaram definitivamente o modo como hoje pensamos o ensino da língua materna, a condição do sujeito cognoscente, o processo de aprendizagem e o papel do professor. Mais que isso, o conjunto desses trabalhos impõe aos educadores um desafio (COLELLO, 2009).
Que desafio é esse? Conhecer o aprendiz para a ele ajustar o processo pedagógico, ...
3-“Ao retornar da Suíça em 1971, onde desenvolvera sua pesquisa de doutorado sob a orientação de Piaget, Ferreiro recupera o referencial de seu mestre, aplicando-o à aquisição da escrita, sob uma ótica nunca antes experimentada. Liderando um grupo de pesquisadoras na Universidade de Buenos Aires, Ferreiro partiu de dois pressupostos fundamentais”, segundo Silvia M. Gasparian Colello, 2009.
A criança é um sujeito ativo na construção do conhecimento e, como tal ,não pede autorização para aprender;2) a língua escrita configura-se como um sistema complexo de representação da fala.
4-
Considere os enunciados abaixo como verdadeiros ou falsos:
A partir de meados da década de 1980, os resultados da pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita, desenvolvida por Emilia Ferreiro e colaboradores, enfeixados sob a denominação - construtivismo, foram considerados referencial teórico, por exemplo, no estado de São Paulo, para o Ciclo Básico de Alfabetização (CBA).
São poucos os estudos e as pesquisas realizadas sobre o pensamento construtivista de Emilia Ferreiro no tocante à alfabetização.
No livro Psicogênese da língua escrita encontramos uma proposta didática de alfabetização, com intenção de garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças em fase inicial de escolarização.
Indique a alternativa correta: VVF
5- Resumindo a visão de Piaget, como deveria ser o professor ideal? Escolha a melhor resposta:
O melhor professor é aquele que leva a criança a formular perguntas, hipoteses e testá-las
Explicação: