Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas. Estas observam e seguem o líder e seu comportamento, sendo este ator responsável direto pela área da empresa em que está executando suas tarefas. Sobre os vários ângulos de divisão da liderança defendidos pelos humanistas, analise as afirmativas a seguir:
I- A liderança como um fenômeno de influência interpessoal é uma forma de liderar pessoas através de uma comunicação social, buscando os mesmos objetivos do grupo.
II- A liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo tem como objetivo minimizar os efeitos de segurança e, consequentemente, melhorar o comportamento e a satisfação do subordinado.
III- A liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado tem como ênfase a imposição hierárquica vertical e autocrática do líder para os subordinados, fazendo-os ver que esta é uma estratégia para se alcançar a satisfação pessoal.
IV- A liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis na situação refere-se que o líder deve manter a estrutura organizacional mesmo que o grupo de pessoas não se adapte no conjunto das situações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Somente a afirmativa I está correta
Explicação:
I. Verdadeiro. A liderança é um fenômeno de influência interpessoal, e a comunicação se dá no campo social, sendo que assim, o líder torna-se capaz de liderar o grupo em prol de seus objetivos comuns.
II. Falso. A liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo busca tomar as decisões e alcançar metas e objetivos ainda que os cenários internos e externos sejam de adversidades, diminuem-se as inseguranças.
III. Falso. Já a liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado caracteriza-se por ser uma relação vertical, onde os integrantes são estimulados a perceberem que a liderança é para o bem deste.
IV. Falso. A liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis possui maleabilidade, isto é, visa fazer com que os grupos adaptem-se às situações.