Segundo Chiavenato (2010), liderança é um fenômeno tipicamente social, pois ocorre especificamente em grupos e organizações, sendo exercida como influência interpessoal numa situação e conduzida pela comunicação. Esse processo pode ter um ou mais objetivos específicos.Sobre liderança e poder, é correto afirmar que:
A. o estudo das características e manifestações de liderança, com suas diferentes tipologias, possibilita uma melhor compreensão do fluxo de influências que percorrem a hierarquia das empresas, permitindo que as decisões da liderança gerem efeitos mais assertivos, com eficiência e comprometimento.
B. o exercício da liderança nas organizações é fundamental para que, com a liderança do líder, as pessoas interajam para atingir os objetivos pretendidos. Trata-se de um artifício fundamental e dispensável para obter a mobilização de recursos e atingir os objetivos estabelecidos.
C. estudar a liderança aliada ao estudo do poder, com seus diversos conceitos e contextos, observando a complexidade dessas relações no desempenho das organizações, é essencial, pois o poder é a capacidade de evitar as exigências da vida, preservar a liberdade de ação e efetuar mudanças.
D. o poder é uma relação de caráter sagrado e de tipo simétrico, ilustrada numa relação em que um grupo dominante e dotado de meios legítimos para exercer o poder o faz sobre um grupo que responde com consentimento a essas imposições.
E. o conceito de poder pode ser entendido como a capacidade de um indivíduo estabelecer processos de troca duráveis e favoráveis a si, na maioria das vezes com ganhos desproporcionais e consideravelmente favoráveis à parte dominante da negociação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A letra E)
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
A.
o estudo das características e manifestações de liderança, com suas diferentes tipologias, possibilita uma melhor compreensão do fluxo de influências que percorrem a hierarquia das empresas, permitindo que as decisões da liderança gerem efeitos mais assertivos, com eficiência e comprometimento.