ENEM, perguntado por josiasgame4288, 3 meses atrás

Segundo bock 2001 a preocupação com as escolhas profissionais

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaracassaniga
0

Podemos considerar ao analisar o texto sobre a ideia do esforço individual perante as desigualdades sociais brasileiras que as asserções apresentam proposições:

  • I. Falsa
  • II. Verdadeira
  • III. Verdadeira 

Justificando as asserções sobre ideia do esforço individual

Podemos discorrer sobre o tema justificando as asserções:

  • I. Falsa, pois apresenta-se menor chance de se inserir no mercado de trabalho aquele jovem pobre, o qual não apresentou as melhores oportunidades comparado ao jovem de classe social mais favorecida;
  • II. Verdadeira, visto que jovens pobres precisam, ou melhor, são forçados contribuírem desde muito cedo com a renda familiar, em função das pressões e das necessidades particulares, por isso acabam tendo menos liberdade de escolha quando se refere ao mercado de trabalho;  
  • III. Verdadeira, visto que o Brasil encontra uma grande problemática: desigualdade social, esta que afeta diretamente o sistema da educação, de modo que os jovens de classe inferior veem-se obrigados em contribuir com a renda familiar e assim acabam sendo inseridos mais precocemente no mercado de trabalho

Complemento do enunciado

Segundo BOCK (2001) a preocupação com as escolhas profissionais é algo recente na história da humanidade, começou a tomar espaço na sociedade com o advento do capitalismo, momento em que, não conseguindo sobreviver autonomamente, muitos homens passaram a vender sua força de trabalho aos empresários dos meios de produção. Nesse contexto, a posição social do indivíduo passou do laço sanguíneo - típico do feudalismo - para a conquista derivada do esforço individual.

Vamos refletir sobre a ideia de esforço individual diante das desigualdades sociais que marcam a sociedade brasileira.

Indique V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:

I. Um jovem pobre, cuja família não teve condições de investir em educação, cultura e lazer, tem a mesma oportunidade de conseguir um emprego e/ou ser promovido à cargos bem remunerados quando comparado a um jovem de classe social mais favorecida, que estudou diversas línguas, conheceu outras culturas e estudou nas melhores escolas.

II. Para os jovens de classe baixa, a escolha profissional torna-se cada vez menos presente, pois a maioria se insere no mercado de trabalho precocemente, de modo a contribuir com a renda familiar.

III. O emprego, muitas vezes, ocupa posição principal na vida dos jovens de baixa renda, o que deixa a escola em segundo plano, contribuindo para a manutenção do ciclo de pobreza familiar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Entenda mais sobre desigualdade social aqui:

brainly.com.br/tarefa/29082509


#SPJ4

Perguntas interessantes