Segundo Bobbio (2000), as reflexões de Nicolau Maquiavel (1469-1527) foram extremamente revolucionárias para a sua época, pois expressavam questionamentos objetivos às tradições do período medieval. Ao passo em que o autor elaborava as suas reflexões, estas conseguiam constituir uma racionalidade capaz de questionar o modelo social milenar que estava consolidado no momento.
BOBBIO, N. Direito e Estado no pensamento de Kant. 2. ed. São Paulo: Mandarim, 2000.
Nesse sentido, as reflexões de Maquiavel evidenciam a potencialidade do conhecimento como motor de transformação social. Considerando essas afirmações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A construção da razão do Estado foi a maior contribuição de Maquiavel, já que por meio dessa teoria, seria possível, segundo o autor, compreender as ações do soberano.
II. ( ) Apesar da potencialidade das reflexões de Maquiavel, seu esforço teórico não possibilitava a crítica à moral vigente naquele período histórico.
III. ( ) Em Maquiavel, há a compreensão de que a moral do Estado seria diferente da moral dos indivíduos e, por essa distinção, o último não conseguiria entender o primeiro.
IV. ( ) Segundo Maquiavel, as leis jurídicas estariam acima do poder do soberano, sendo que este, para permanecer no poder, precisaria respeitá-las.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a.
V, F, V, F.
b.
F, V, V, F.
c.
V, V, F, F.
d.
F, V, F, V.
e.
V, F, F, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A resposta é a letra D) F, V, F, V
denisepfreitass:
obrigado
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás