Segundo Behring e Boschetti (2011), os efeitos sociais, políticos e econômicos da Grande Depressão de 1929, bem como da Segunda Guerra Mundial, impulsionaram a Europa Ocidental para um profundo processo de transformações sociais.
BEHRING, E. S.; BOSCHETTI, I. Política social: fundamentos e história. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
O texto aponta para as transformações observadas na primeira metade do século XX, momento em que era consolidado o Estado de bem-estar social. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema, analise as afirmativas a seguir relacionadas à instauração desse modelo de Estado.
I. O consenso pós-guerra se refere a um pacto social efetuado entre os grevistas e os demais trabalhadores, visando à manutenção das condições de trabalho em voga naquele período.
II. No momento em que se consolidava o Estado de bem-estar social, era consolidada, também, a convicção sobre a necessidade de que o Estado intervisse para o enfretamento das expressões da questão social.
III. O pacto social só foi possível graças à permanência de uma orientação e vontade revolucionárias por parte da classe trabalhadora.
IV. O projeto social que buscava a socialização da economia era sustentado pela classe trabalhadora.
Está correto apenas o que se afirma em:
a.
III e IV.
b.
I, II e III.
c.
II e IV.
d.
I, III e IV.
e.
I e II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: letra. C. II e IV
Explicação:
Fui por eliminação: o pacto social não foi possível devido a permanência e sim porque abandonou o projeto que buscava socialização da economia. E o consenso pós-guerra não foi entre grevistas e demais trabalhadores e sim entre classes.
Respondido por
0
Resposta:
II e IV
Explicação:
Perguntas interessantes