Segundo Banov (2011) há registros da Psicologia Organizacional no Brasil desde 1924, inicialmente denominada de Psicologia Industrial, direcionada a atender aos interesses da indústria e baseada nos pressupostos do taylorismo, conhecido como o sistema da administração cientifica do trabalho.
WALDECIRIA, Souza da Costa. Psicologia Organizacional. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.
No que diz respeito aos registros da história da Psicologia Organizacional, assinale a alternativa correta dentre as opções que abordam o período de surgimento do termo Psicologia Organizacional.
Alternativas
Alternativa 1:
Com o surgimento do grande movimento cultural denominado Renascimento (século XIV).
Alternativa 2:
Surgiu especificamente a partir da década de 70, considerando o envolvimento da psicologia com a estrutura da organização.
Alternativa 3:
Propriamente a partir dos registros da Psicologia Organizacional no Brasil na década de 30, inicialmente denominada de Psicologia Industrial e do Trabalho.
Alternativa 4:
Nos anos de 1965 quando ocorreram mudanças cruciais no contexto do mercado, caracterizado pela globalização, competitividade entre as empresas, substituição de pessoas por máquinas e surgimento da internet.
Alternativa 5:
Surgiu no início do século XX, com os desenvolvimentos alcançados no campo da Psicologia que contribuiu com a prática administrativa e, especialmente, a Psicologia Organizacional,mais diretamente para os estudos do Comportamento Organizacional.
Soluções para a tarefa
Resposta: alternativa 2
Explicação:
Pag 20 do livro
A alternativa que aborda o período de surgimento do termo Psicologia Organizacional é:
2) Surgiu especificamente a partir da década de 70, considerando o envolvimento da psicologia com a estrutura da organização.
A psicologia organizacional surgiu em 1970, foi uma época em que a produtividade pelo excesso de horas de trabalho já não era bem vista, alias, era altamente improdutivo.
A psicologia organizacional veio para tornar o período de trabalho mais produtivo e menos maçante, dessa forma os trabalhadores ficavam um pouco mais satisfeitos.
Houve efeito de fato, mas não se reverteu em maior poder de compra para os trabalhadores.
A psicologia organizacional associa os fenômenos psicológicos e ajuda a organização a foca-los no trabalho.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18214689
Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos cognitivos, comportamentais, subjetivos e psicológicos presentes nas organizações.