Segundo Bairros (1995), “podemos dizer que o pensamento feminista negro é um conjunto de experiências e ideias compartilhadas por mulheres afro-americanas que oferecem um ângulo particular de visão do eu da comunidade e da sociedade, que envolve interpretações teóricas da realidade de mulheres negras”. Essa citação torna-se concreta frente à realidade da questão de gênero apresentada nas questões abaixo.
I - Nascimento (2003) afirma que “No Brasil, a distinção de gênero não pode ser compreendida de modo adequado sem considerar-se a questão racial”. Na hierarquia da renda, o primeiro fator determinante é a raça, depois o gênero.
II - No Brasil não há distinção de raça e nem de gênero, uma vez que homens e mulheres estão na mesma escala de renda.
III - Os homens brancos recebem mais de três vezes o que ganham as mulheres afro-brasileiras, que por sua vez ganham menos da metade do valor da renda mediana da mulher branca.
IV - A distinção de gênero não ocorre no Brasil, uma vez que no mercado de trabalho há igualdade de salário entre homens e mulheres, independente de raça/etnia.
V - As mulheres brancas, no Brasil, mantêm uma posição nitidamente privilegiada em relação aos homens negros e as mulheres negras estão no mais baixo patamar da escala de renda e emprego.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
Escolha uma:
a. As afirmativas III e V estão corretas.
b. As afirmativas II e IV estão corretas.
c. As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
d. As afirmativas I, II e III estão corretas.
e. As afirmativas I, III e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
e pra vc marcar x na letra que esta falando certo, e ler as afirmaçoes que estao em numeros romanos
Perguntas interessantes
Administração,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás