História, perguntado por diassimaomarialuyza, 6 meses atrás

segundo as instruções, o eleitor deveria ser "homem probo e honrado, de bom entendimento sem nenhuma sombra de suspeita e inimizade à causa do Brasil e de decente subsistência por emprego, ou indústria, ou bens". a escolha dos representantes se processaria de forma indireta, isto é, em dois graus. a primeira, realizada nas paróquias (distritos administrativos e eclesiásticos das vilas e cidades), deveria determinar os eleitores províncias; dela poderiam participar todos os homens livres com mais de 20 anos, residente há pelo menos um ano no distrito de votação. apesar de não existir a descrição da alfabetização, as eleições primárias excluíam, além dos escravos, os homens livres sem emprego regular, os estrangeiros, os eclesiásticos, e muitas pessoas que trabalhavam na prestação de serviços e no comércio, devido à restrição de salários e soldos.

assinale qual das alternativas a seguir apresenta uma consequência das restrição apresentadas.

a) ocorreram revoltas de escravos pela não participação no processo político.

b) o desagrado do Imperador Dom Pedro I, que aprovou o texto apenas nas condições de que esse fosse modificado.

c) as restrições foram aclamadas pelo poder político do império, de maneira que desencadeou a primeira constituição brasileira.

d) a restrição de renda para a participação política foi um grande empecilho para a aprovação do texto, uma vez que se excluíam segmentos importantes da sociedade brasileira.

e) a exclusão de estrangeiros desse processo prejudicava portugueses aliados ao imperador, o que levou à não aprovação de texto.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ancientquill62
9

Resposta:

Letra E

Explicação:

Tbm tava com essa questão e acertei

Perguntas interessantes