Segundo as ideias de Mia Couto, a) O Brasil é uma extensão da África, já que a presença dos africanos influenciou nossa formação cultural. b) A escravidão, uma violência imposta pelos europeus, era desconhecida na África. c) Os processos de colonização destruíram a vida harmoniosa que existia no África e no Brasil. d) A ideia de que nativos viviam em harmonia antes da colonização é uma visão idealizada
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa ; D
Explicação:
A ideia de que nativos viviam em harmonia antes da colonização é uma visão idealizada.
Mia Couto, escritor moçambicano, declarou: “O Brasil tem uma ideia muito mistificada da África. A gente imagina que, por ser negro, um brasileiro teria mais intimidade com a África, mas isso é uma bobagem. Essa visão reducionista e simplificada também é uma coisa que os próprios africanos adotaram. Muitos deles traduziram uma África que os próprios europeus criaram. Não houve a África do bom selvagem, em que todos viviam em harmonia até a chegada dos colonizadores. Houve uma mão de dentro até na escravatura, cumplicidades entre africanos e europeus”
A alternativa correta em relação às ideias de Mia Couto é a letra D) A ideia de que nativos viviam em harmonia antes da colonização é uma visão idealizada.
Mia Couto é um escritor e biólogo nascido em Moçambique. Ele é bastante conceituado, já tendo vencido diversos prêmios, inclusive o "Nobel Americano", que é o Prêmio Neustadt.
Ele tem como ideia de que há uma visão idealizada acerca do modo de vida dos nativos antes da chegada dos europeus nos continentes africano e americano.
Para o biólogo, os nativos conviviam em conflitos entre eles mesmos, uma vez que havia diversos deles entre tribos rivais, pela disputa de poder. A escravização já existia na África. Por isso, para ele, é preciso desmistificar a ideia de que os nativos viviam de maneira civilizada.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/15292955