Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”. A vida cotidiana.O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania *
Opção 1 possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
Opção 2 era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Opção 3 estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Opção 4 tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
Opção 5 vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Opção de número 2.
Explicação:
Tendo que naquela época para que seja um cidadão, tinha que preencher requezitos que se aprofundavam na hereditariedade.
A sequência correta será: F - C - F - F - F.
Vamos aos dados/resoluções:
É importante salientar que estamos discutindo sobre alguns pilares sobre a Cidadania e História de vertente política, então iremos analisar cada sentença de cada vez, dessa forma:
Para letra A) Temos que é falsa porque uma parte dela está certa, no que diz respeito a dimensão histórica, entretanto não se pode ter um julgamento desta proporção tratado dessa maneira porque senão estaríamos sendo injustos.
Para letra b) Verificamos que é correto porque nos tempos de Aristóteles, a Cidadania era profundamente ligada a concepção hierarquizada de nossa sociedade.
Para letra c) Também constatamos que é falso porque Aristóteles deixava bem claro que não eram todos os cidadãos que habitavam Pólis que eram aptos a votar.
Para letra d) Temos que é falso porque os gregos não demonstravam preocupação com a ideia de se possuir uma justiça institucionalizada, que acabaria sendo desenvolvida pelos Romanos.
Para letra e) Verificamos que também é falso porque é impossível cogitar e afirmar que os atenienses realmente experienciaram esse tipo de relação.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/18457916
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)