Segundo Almeida (p. 13 e 14), “quando uma criança ouve uma história, passa a visualizar de forma mais patente sentimentos que tem em relação ao mundo. As histórias retratam problemas existenciais típicos da infância, como o medo, curiosidade, a dor, a perda, o carinho, a inveja entre outros. A fábula, por exemplo, conta histórias em que os animais possuem características humanas e ensina como agir de acordo com o bom senso. Essas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com ensinamentos morais de caráter instrutivo.” Com base na citação, questiona-se: A literatura infantil proporciona à criança desenvolvimento emocional, social e cognitivo? Por quê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sim, a literatura infantil proporciona na criança oportunidade para se desenvolver emocionalmente, socialmente e cognitivamente.
Se desenvolve emocionalmente pois vê representados, fora dela mesmas, sentimentos e situações subjetivas com as quais ela se depara constantemente, e passa a refletir sobre o significado destas emoções.
Se desenvolve socialmente na medida que aprende a lidar ali, simbolicamente, com a diferença e se desenvolve cognitivamente na medida que desenvolve a cultura leitura e se depara com coisas novas.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás