Segundo alguns especialistas, o populismo foi um fenômeno político ímpar na história recente do Brasil, sendo definido como manipulação das massas populares por líderes carismáticos. No entanto, há autores que consideram tal visão pouco elucidativa do fenômeno porque, em verdade:
A – ( ) O populismo teve vida efêmera na história política do país no século atual.
B – ( ) O populismo não deve ser visto como a manipulação das massas urbanas e rurais no Brasil recente.
C – ( ) O populismo é um fenômeno político que permanece inalterado no processo eleitoral brasileiro.
D – ( ) Populismo e pacto social são um mesmo fenômeno político.
E – ( ) O populismo implicou o reconhecimento da presença das massas no cenário político nacional
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA E
Explicação:
O populismo constitui-se em um movimento político que se configurou em uma forma de administração estatal. Esteve presente em vários países latino-americanos, como no México com Lázaro Cárdenas, na Argentina com Juan Domingo Perón e no Brasil com Getúlio Vargas.
É correta a alternativa E, já que o Populismo é um fenômeno político muito mais complexo que simplesmente a "manipulação das massas" por um líder, tendo se transformado ao longo do tempo e sendo ainda influente na forma como se compreende a política no Brasil.
Um dos aspectos desta questão é justamente a inserção das massas na vida política, o que aconteceu historicamente com a ascensão dos governos populistas (em especial o de Getúlio Vargas), quando o direito ao voto deixou de ser um privilégio de poucos e se tornou um direito de todos. Isto não é o mesmo que dizer que o Populismo deve ser visto de forma acrítica, mas sim que não deve ser visto simplesmente como um fenômeno negativo e isolado.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/16864600