Sociologia, perguntado por velosobeatriz146, 10 meses atrás

Segundo Aiton Krenak, o que ele pensa sobre o brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielvd433
1

Resposta:

Olhando para além do Brasil, mirando o mundo, Foucault tem uma obra fantástica: Vigiar e punir. Nesse livro, diz que essa sociedade de mercado que vivemos, essa coisa mercantil, só considera o ser humano útil quando está produzindo. Com o avanço do capitalismo, foi criado um instrumento que é o de deixar viver e o de fazer morrer: quando deixa de produzir, passa a ser um custo. Ou você produz as condições para você ficar vivo ou produz as condições para você morrer. Essa coisa que conhecemos como a Previdência, que existe em todos os países com economia de mercado, ela tem um custo. Os governos estão achando que, se morressem todas as pessoas que representam custo, seria ótimo. Isso significa dizer: pode deixar morrer os que integram os grupos de risco. Não é ato falho de quem fala, a pessoa não é doida, é lúcida, sabe o que está falando.

Explicação:

Respondido por LisaF23
4

Resposta:

Ailton Krenak é um líder e porta-voz indígena que vive na região do médio rio Doce, em Minas Gerais, no Sudeste do país.

Agora, no período de quarentena da pandemia do novo coronavírus, Krenak publicou uma reflexão: o livro “O amanhã não está à venda”. Fala sobre a mentalidade doentia que domina o mundo, fazendo as pessoas pensar na vida de modo insustentável, isto é, extinguindo outras espécies vivas para poder sobreviver.

SOBRE O QUE ELE PENSA DO BRASIL

Krenak critica o que denomina de “necropolítica” do presidente da República do Brasil, que aborda a questão do vírus de modo irresponsável, banalizando o poder da palavra e da vida. Ao dizer que aquele que toma banho em água de esgoto não vai morrer por causa do coronavírus, ele desvaloriza o problema social da camada mais pobre da população, abordando-a de forma negligente e desumana. Nesse sentido, ao propor que o retorno da economia seja mais importante do que a vida dos idosos.

Ele diz que temos que perceber que estamos fazendo mal à natureza, a nós mesmo destruindo nosso hábitat e um ao outro, e isso não somente no Brasil, e sim, no planeta todo.

Perguntas interessantes