Pedagogia, perguntado por vanessahass, 1 ano atrás

Segundo a teorização do sociointeracionismo, a linguagem não pode se desvincular dos acontecimentos sociais, pois ela se realiza na interação entre esses acontecimentos e as ações humanas. Assumir a concepção de linguagem a partir desse prisma é entender que ela é um sistema que possui uma constituição política, social, ideológica, cultural e linguística.

Diante disso, é possível dizer que a linguagem, definida a partir das discussões teóricas do sociointeracionismo, possui um:

a.
caráter estritamente linguístico e se realiza por meio de combinações de palavras que estão disponíveis no léxico de uma determinada língua.

b.
caráter social, que relaciona os elementos linguísticos às intenções determinadas pelas situações reais de comunicação, as quais envolvem, pelo menos, dois interlocutores.

c.
caráter estrutural. Seu acontecimento permite que os falantes expressem seus pensamentos por meio da obediência à estrutura da gramática normativa.

d.
caráter liberal, permitindo que cada falante utilize esse instrumento de comunicação como bem entender e desejar.

e.
caráter abstrato, determinado pelo conjunto de regras da escrita e da fala e ordenado por meio dos sistemas que organizam as frases.


0,2 pontos Salvar resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
23
Boa tarde!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que:


A alternativa que melhor se aplica como correta é a C. Caráter estrutural. Seu acontecimento permite que os falantes expressem seus pensamentos por meio da obediência à estrutura da gramática normativa.

Partindo deste ponto, é interessante observar que o caráter estrutural, está diretamente ligado a importância de conhecer o contexto social no qual o indivíduo está inserido;

Deste modo, ele busca  entender a maneira que será  estruturada o pensamento do indivíduo, e como isso será útil no processo de alfabetização.


Espero ter ajudado;

Um abraço. 
Perguntas interessantes