ENEM, perguntado por stephanievr1043, 1 ano atrás

Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas.
Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a

a) a capacidade de produzir moléculas de ATP.
b) presença de parede celular semelhante à de procariontes.
c) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.
d) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano.
e) presença de um sistema enzimático eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio.

Soluções para a tarefa

Respondido por regisilvapb
33
A teoria evolutiva  endossibiótica defende que as mitocôndrias tiveram sua origem em bactérias fagocitadas que não send digeridas estabeleceram uma relação de simbiose com a célula hospedeira.
Nesse sentido, a alternativa correta é a letra (D). haja vista que as mitocôndrias possuem seu próprio material genético.
Respondido por Usuário anônimo
0

Essa é uma questão de citologia juntamente com origem da vida, pois aqui precisamos entender a célula e seus componentes, e a origem das organelas da teoria endossimbionte.

  • História da Endossimbiose:

Um organismo unicelular fermentador ( célula eucariótica ancestral ) teria englobado um bactéria capaz de realizar respiração celular. Ou seja, ao invés de fermentar a glicose e obter pouca energia, essa bactéria usava O2 para degradar a glicose e obter muito mais ATP. Então este organismo maior não degradou essa bactéria, mantendo uma relação simbiótica. O organismos maior oferecia proteção e a bactéria fornecia mais energia.

Este organismos agora com capacidade de respiração ( célula eucariótica inicial ) fagocitou um procarioto fotossintetizante. A vantagem de manter esse organismo ao invés de digeri - lo era que ele podia realizar a fotossíntese. Nesta relação simbiótica a bactéria fazia a fotossíntese e o eucarioto oferecia proteção.

Ao longo do tempo esses organismos se tornaram tão dependentes que agora são organelas.

Esta organelas energéticas como as mitocôndrias e cloroplastos sugiram da simbiose de uma bactéria menor que foi fagocitada por outro organismos maior ( eucarioto ancestral ). Fatores que corroboram com essa teoria:

  • 1 - Mitocôndrias e cloroplastos possuem DNA, RNA e ribossomos próprios;

  • 2 - Seu DNA é bastante diferente do que existe no núcleo celular e em quantidades semelhantes ao das bactérias ( DNA circular );

  • 3 - Encontram - se rodeadas por duas membranas;

Sabemos que a principal função da mitocôndria dentro da célula é a produção de energia, a partir de moléculas de ATP. Esta função apesar de ser super importante, não é um indício que confirma essa teoria. Mitocôndrias não possuem parede celular, mas sim, duas membranas, a externa e a interna, que separa o espaço inter membranare a matriz mitocondrial, respectivamente. Lembrando dessas características, conseguimos identificar os dois últimos pontos como evidências dessa teoria, que está presente na alternativa D.

Perguntas interessantes