Segundo a teoria do big bang (grande explosão, em inglês), o Universo surgiu há cerca de 13,5 bilhões de anos. Apesar de os cientistas conhecerem muito pouco sobre os primeiros momentos dessa história, é possível ter uma ideia do quão espetacular deve ter sido o big bang: em março de 2016, o telescópio espacial Kepler, da Nasa (sigla inglesa para Agência Espacial Norte-Americana), registrou a explosão de uma estrela gigante-vermelha, denominada KSN 2011d. Observe que fantástico! A energia liberada por essa explosão foi superior a milhões de bombas nucleares explodindo ao mesmo tempo.
A KSN 2011d tinha cerca de 500 vezes o tamanho do Sol e está a cerca de 1,2 bilhão de anos-luz da Terra, ou seja, a luz emitida por ela leva 1,2 bilhão de anos para alcançar o nosso planeta. Se você não achou que ela está muito longe, é preciso lembrar que a luz, no espaço, consegue percorrer 300 mil quilômetros em apenas 1 segundo!
Indique pelo menos três ramos (ou sub-ramos) da Física que estejam associados ao fenômeno descrito pelo texto anterior, justificando sua escolha. Consulte o texto complementar.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
47
Resposta:
fusão nuclear (física de partículas), cinemática, optica
Explicação:
fusão atua na questão onde uma estrela entra em colapso, pois os elemntos que a compoe ficam pesados demais para que ela consiga se manter estável
cinemática: quando o texto se refere ao tempo e ao espaço que a luz percorre, esse tipo de situação é aborbado pela cinemática.
optica: o telescópio hubble e qualquer outro instrumento usado para observação, até mesmo óculos de grau; usam de conceitos estudados na física óptica
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás