Português, perguntado por sasaplay14, 1 ano atrás

Segundo a revista veja especial da Amazônia:

"As notícias sobre a Amazônia que chegam aos olhos e ouvidos dos brasileiros são, por natureza, fragmentadas e muitas vezes contraditórias. Ora se dá conta de que a selva tropical brasileira nunca esteve tão protegida. Ora soam os clarins do apocalipse e anuncia-se a morte iminente da maior reserva de água doce, plantas e animais do planeta".




O SENSO COMUM: a Floresta Amazônica é o pulmão do planeta. Se ela desaparecer, o aquecimento global vai se acelerar de forma dramática.

A VERDADE: as pesquisas recentes mostram que o efeito mais visível do desaparecimento da Amazônia seria o desequilíbrio das chuvas no mundo.

O SENSO COMUM: o governo garantiu que o desmatamento está sob controle.

A VERDADE: o desmatamento aumentou seu ritmo em 30% nos últimos meses.

O SENSO COMUM: não faz sentido derrubar a floresta e substituí-la por pastos e lavouras.

A VERDADE: em certas regiões da Amazônia a agricultura é irreversível. O que falta é respeito à lei.

O SENSO COMUM: é proibido derrubar árvores e quem vende madeira é bandido.

A VERDADE: o desmatamento é regulamentado em diversas regiões, mas os abusos são constantes.

O SENSO COMUM: a devastação e os conflitos na região são causados pela ganância dos fazendeiros.

A VERDADE: vários fatores contribuem para o caos, mas muito do estrago é causado pelo próprio governo.

O SENSO COMUM: a única forma de salvar a floresta é proibir qualquer exploração econômica por lá.

A VERDADE: existem bons planos para aliar a exploração econômica à preservação.


A reportagem acima publicada na revista Veja, fala sobre senso comum. Diferencie senso comum e conhecimento cientifico e exemplifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por katitaoliver
11
Senso Comum e Conhecimento CientificoApós muito estudo posso definir o senso comum como o modo de pensar da maioria das pessoas, são as ideias comuns as pessoas, ideias formadas a partir de suas perspectivas da realidade, englobam o conhecimento adquirido pelo individuo a partir de vivências, experiências e observações do mundo. Os conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração são a principal características do senso comum e em muitos casos as pessoas que compartilham destes conhecimento os tratam como absolutos o que os remete a equívocos graves. Contudo é um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano, geralmente baseia se em tentativa e erro.Um exemplo que posso citar de senso comum é uso de ervas medicinais, ora indicadas para diversos males, um muito pratico seria o uso do boldo para estomago e figado, a pessoa se auto-diagnostica e se auto-medica com base em conhecimentos comuns. Já o conhecimento científico busca o contexto dos fenômenos, causas, efeitos e leis que os regem, é o pensamento sistematizado dos estudos e tem seu suporte nas pesquisas de fornecem dados para as conclusões cientificas.Um exemplo pratico de um do conhecimento cientifico é a teoria evolucionista de Charles Darwin, ele fez um estudo detalhado e conclusivo no campo da ciência, houve coleta de dados e pesquisa de campo, um dos locais que ele passou um bom tempo foi a Patagônia, apesar do valor de sua pesquisa, novas técnica e tecnologias acabam mudando os conceitos de detalhes, e neste aspecto o conhecimento cientifico tem seu valor agregado projetado para o futuro. 
Perguntas interessantes